O sistema nervoso humano inicia seu desenvolvimento sob a forma de um pequeno tubo formado por células-tronco que vão dar origem a todos os neurônios e também às células gliais (auxiliares) que vamos encontrar em um adulto. Grande parte das alterações morfogênicas do sistema nervoso acontece entre a 12ª e 16ª semana de gestação através da proliferação e migração de estruturas embrionárias precursoras.
É no 1º trimestre que acontece a organogênese, ou seja, formação de inúmeros órgãos, sendo que se ocorrem lesões orgânicas neste período crítico, elas podem acarretar prejuízos para a formação do feto. Lesões e disfunções podem ser provocadas por má nutrição materna, uso de drogas e outros fatores. Nos dois trimestres que se sucedem, acontece uma intensa formação de neurônios, em uma velocidade impressionante, a cada minuto podem formar-se 250.000 novos neurônios. Esta formação está praticamente encerrada em torno do 5º mês de gestação, e bebês prematuros, nascidos antes deste período, teriam poucas chances de vida.
Os neurônios recém nascidos "caminham", isto é, migram até o seu local de destino. Esse processo é guiado por genes e, dependendo do local de destino destes neurônios, acontece a diferenciação, ou melhor, ele se torna especialista em uma função, seja motora, auditiva, visual, olfativa... Após estar diferenciado, acontece o processo de maturação neuronal que compreende o crescimento de seus axônios e dendritos, que são prolongamentos responsáveis pela comunicação interneuronal através do impulso nervoso e sinapses, essa maturação dá início a circuitos neurais.
No 5º mês de gestação já ocorrem sinapses simples, no 7º mês já é mais intenso e após o nascimento aumenta a quantidade de forma extraordinária, desta forma, o processo é altamente dependente do ambiente, por exemplo, uma criança já nascida tem seu período crítico de desenvolvimento dos circuitos neurais da visão entre o 4º e 8º mês de vida e terminam por volta dos 2 anos de idade.
Isso significa que, se desprovida de estimulação visual durante essa fase, ela se tornará permanentemente cega. Já os circuitos da linguagem, por exemplo, possuem o período crítico até cerca de 12 anos de idade, É por esse motivo que crianças aprendem com mais facilidade a compreensão de novas línguas que adultos, bem como, crianças criadas em ambientes inóspitos e até com animais, como por exemplo casos raros de crianças criadas por lobos, dificilmente alcançaram padrões satisfatórios de linguagem e comunicação.
No nascimento do bebê ele possui uma superpopulação de neurônios, entretanto, nem todas as redes são funcionais e por isso, são eliminadas através de um processo chamado apoptose. Apoptose é uma morte celular programada e serve para eliminar apenas neurônios excedentes que não estabeleceram ligações úteis. Esse processo se dá entre a 28ª semana de gestação e os dois anos de vida.
O processo de mielinização, do qual falaremos agora, é de extrema relevância para a compreensão do desenvolvimento cognitivo da criança. Este processo consiste no revestimento dos axônios pelas células gliais, sendo que, espessura da "bainha de mielina" está relacionada à transmissão do impulso nervoso. quanto mais "mielinizado", ou seja, quanto maior a espessura da camada de "gordura" que encapa o prolongamento neuronal, como se fosse um fio condutor de eletricidade, maior a velocidade e potência de condução do impulso nervoso.
É importante citar que a mielina é rica em fosfolipídeos, essa substância está presente em abundância no leite materno, e considerando que este processo ocorre em grande parte na vida pós natal, entendes-se a importância da amamentação para o desenvolvimento cognitivo das crianças.
Desta forma, o processo de mielinização é contínuo e algumas áreas só completam o amadurecimento na vida adulta. O desenvolvimento motor deixa bem claro esse processo, pois, à medida que os neurônios vão se mielinizando a criança vai adquirindo novas habilidades, como sentar, segurar objetos, engatinhar, andar e correr. É interessante que o controle dos esfíncteres (xixi e cocô) por exemplo, somente ocorre por volta dos dois anos de idade, ocasião em que as fibras nervosas destinadas a esses músculos estão suficientemente mielinizados e por isso, qualquer tentativa de retirar a fraldas antes desse processo ser efetivado, custará muito para a criança que ainda não está preparada.
Fontes Ispiradoras:
Neuroanatomia: pintar para aprender. (Melo, 2016)
Neurociência e Educação (Cosenza e Guerra, 2011)
Nenhum comentário:
Postar um comentário