Transtorno de Linguagem não é o mesmo que Dislexia
Tenho visto uma certa confusão entre o que é chamado de Transtorno de Linguagem e o que é chamado de Dislexia. Essa confusão acontece até mesmo entre os profissionais que atuam no âmbito educacional e clinico, trabalhando com crianças que podem ter um ou outro distúrbio.
A dislexia, apesar de estar diretamente ligada ao conceito de linguagem, trata-se de um transtorno de aprendizagem e está restrito ao campo da leitura. Então, pessoas disléxicas encontram dificuldades preponderantes na aprendizagem e automação dos processos leitores e possuem prejuízos na precisão da leitura de palavras, velocidade, fluência da leitura e compreensão do que foi lido. Nota-se que crianças pequenas que possuem risco para o transtorno já apresentam alguns sinais antes mesmo de entrarem em contato com a leitura em si, como por exemplo, insensibilidade a rimas, dificuldades em separar sílabas, imaturidade na capacidade de pronunciar fonemas, ou seja, a permanência da chamada "conversa de bebê".
O transtorno de linguagem, diferentemente dos transtornos de aprendizagem, é categorizado como um dos transtornos da comunicação, juntamente com o transtorno da fala, transtorno da fluência com início na infância (gagueira) e transtorno da comunicação social (pragmática).
O transtorno de linguagem tem como sintomas a dificuldade persistente na aquisição e uso da linguagem, tanto falada, quanto escrita, de sinais..., vocabulário reduzido no uso e conhecimento das palavras, estrutura limitada das frases e capacidades linguísticas aquém do esperado para a idade. Esses déficits afetam no bom desempenho social e acadêmico e profissional da pessoa.
Crianças com esse transtorno podem ser afetadas tanto no nível da linguarem expressiva (quando ela fala), quanto receptiva (quanto ela recebe a fala do interlocutor). Na prática, pessoas com este transtorno possuem dificuldades ao encontrarem as palavras, se expressam com definições verbais pobres ou possuem compreensão limitada de sinônimos, falas com múltiplos significados ou jogos com palavras. As deficiências do discurso se evidenciam pela redução da capacidade de fornecer informações adequadas sobre eventos importantes e narrar histórias de forma coerente.
Tanto a dislexia do desenvolvimento quanto o transtorno de linguagem devem ocorrer no curso do desenvolvimento infantil e não é possível fazer esses diagnósticos se os problemas surgem tardiamente, porém, muitos adultos crescem passando por inúmeros infortúnios ao longo da vida sem serem diagnosticado, por isso, é importante fazer uma avaliação para a elucidação dos sintomas e tratamento adequado mesmo que seja na vida adulta. Além disso, outra coisa que não compatível com esses disgnósticos é quando os sintomas são melhor explicados por deficiências intelectuais ou sensoriais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário