Distúrbio do
Processamento Auditivo Central
DPAC é
referido como uma dificuldade no processamento de informação auditivas em uma
ou mais habilidades auditivas, é representada por uma limitação da transmissão,
análise, organização, transformação, elaboração, armazenamento e/ou recuperação
e uso das informações de um evento acústico não atribuídos a uma perda auditiva
ou déficit intelectual.
Frequentemente
a criança com DPA (Distúrbio do Processamento Auditivo) apresenta dificuldade
de compreender a linguagem falada, prestar atenção, distraibilidade excessiva,
dificuldade de seguir comandos verbais complexos, inabilidade de localização
sonora e dificuldade de aprendizagem.
Pode ser
facilmente confundido ou vir em comorbidade com distúrbios de linguagem,
Transtorno de Déficit de Atenção ou Síndrome de Asperger. Portanto, pode vir
isolado ou associado a outras alterações corticais.
As principais
queixas escolares acerca de crianças com DPA são: “vive distraído”, “está no
mundo da lua”, “só ouve quando quer”, “não presta atenção”, “não consegue
aprender”.
O
funcionamento adequado do sistema auditivo central e periférico é fundamental
para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. O DPAC é característico por
afetar as vias centrais da audição, áreas cerebrais relacionadas às habilidades
auditivas responsáveis pelos processos desde a detecção interpretação sonoras.
Assim, a pessoa ouvirá claramente a fala mas terá dificuldades em interpretar a
mensagem.
Características:
·
Dificuldade de ouvir com ruídos concorrentes.
Uma conversa em local barulhento exige esforço.
·
Dificuldade de localizar de onde vem o som.
·
Problemas em seguir instruções.
·
Dificuldade de entender ritmo, ênfase e
entonação.
·
Distraibilidade excessiva.
·
Problemas de leitura, escrita e linguagem.
·
Escuta sons mas tem dificuldades em entendê-los,
armazená-los e localizá-los.
·
Há uma deficiência neurológica que prejudica a
compreensão das informações.
O problema pode ser detectado por professores, psicopedagos, psicólogos ou neuropsicólogos, através de testes de discriminação auditiva e observação de fatores associados, contudo, a confirmação do diagnóstico é feita pelo profissional de fonoaudiologia através de exame específico.
Fontes Inspirativas:
www.adapt.org.br-
Conheça o DPAC
Carvalho, Novelli,
Colleta-Santos; Fatores na infância e adolescência que podem influenciar o
processamento auditivo: Uma revisão sistemática. 2015,vol17,n.5,pp15-1603 ISSN 1516-1846
Fonte da Imagem: http://www.nesf.com.br/artigos/artigo_disturbio_processamento_auditivo.php
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